Roberto Gómez Bolaños (1929–2014) foi um renomado escritor, ator, diretor e comediante mexicano, mais conhecido pelo seu apelido Chespirito (diminutivo de "Shakespeareito", dado por sua habilidade de escrever peças curtas e criativas). Ele é uma das figuras mais icônicas da televisão latino-americana, famoso por criar personagens que se tornaram clássicos, como:


El Chavo del Ocho: Uma série que retrata a vida de uma criança órfã (interpretada por ele) que vive em um barril em uma vila, interagindo com vizinhos excêntricos. O humor simples e universal conquistou gerações.


El Chapulín Colorado: Um super-herói atrapalhado e tímido, conhecido por frases como "¡No contaban con mi astucia!" e suas trapalhadas cômicas.


Gómez Bolaños começou sua carreira como roteirista na década de 1950, mas alcançou fama internacional nos anos 1970 e 1980 com seus programas, exibidos em toda a América Latina, Espanha e outros países. Seu trabalho era marcado por humor familiar, críticas sociais sutis e personagens cativantes.

Além disso, criou séries como "Los Caquitos" (com o Professor Jirafales e outros personagens) e atuou em diversos filmes. Sua influência transcendeu fronteiras, tornando-se um símbolo cultural e parte da infância de milhões de pessoas. Mesmo após sua morte em 2014, seu legado permanece vivo através da exibição contínua de suas obras e do carinho do público.